A Psicomotricidade é o instrumento facilitador que estabelece uma relação entre a criança e o mundo em que vive.
A educação psicomotora é a base para o processo de aprendizagem nos primeiros anos de vida, pois a partir do momento em que ela adquire consciência corporal e compreensão do seu espaço, suas capacidades físicas e intelectuais são desenvolvidas.
A psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem.
A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta:
– Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas).
– Cultivar a capacidade perceptiva por meio do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.
– Organizar a capacidade dos movimentos representados ou expressos pro meio de sinais, símbolos, e da utilização de objetos reais e imaginários.
– Fazer com que as crianças possam descobrir e expressar suas capacidades, por meio da ação criativa e da expressão da emoção.
– Ampliar e valorizar a identidade própria e a auto-estima dentro da pluralidade grupal.
– Criar segurança e expressar-se por meio de diversas formas como um ser valioso, único e exclusivo.
– Criar uma consciência e um respeito à presença e ao espaço dos demais.